Prazo a cumprir
Precisamos de comprometimento total de todos envolvidos aqui em Natal para garantir que tudo estará pronto para 13/6. Foi assim, com um recado através do Twitter, que o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, resumiu sua rápida passagem por Natal ontem, numa visita de inspeção ao estádio Arena das Dunas e aos projetos de mobilidades que ainda estão sendo executados no entorno da praça esportiva.#SAIBAMAIS#Em que pese membros do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014, terem apontado a Arena das Dunas como 100% pronta para receber os jogos do mundial, o dirigente fez observações pontuais sobre os preparativos finais que necessitam ser realizados e estão em andamento. "Acabamos de visitar a Arena das Dunas. Temos uma corrida contra o relógio, muito ainda a fazer para fãs e mídia", escreveu ilustrando o comentário com uma foto das cadeiras ainda em fase inicial de instalação no setor de arquibancadas móveis da arena natalense.
Tendo sempre em mente o confronto entre México x Camarões, que vai abrir a sequencia de quatro partidas na capital potiguar, o foco do secretário-geral da Fifa foi apenas a questão da qualidade de hospitalidade que será servido ao público durante os dias de jogos.
Apesar do alerta, uma fonte ligada ao COL ressaltou que em relação a Arena das Dunas, embora os prazos realmente estejam apertadas as preocupações são mínimas. A fonte afirmou que o prazo é suficiente para implantação de todos os assentos das arquibancadas móveis, bem como para montagem das estruturas móveis que ficarão situadas do lado externo da arena. Responsável pelo financiamento dos dois projetos, o governo estadual informou que irá gastar algo em torno de R$ 35 milhões, sendo que o aluguel, a montagem e desmontagem das arquibancadas móveis vão custar R$ 9.8 milhões. Ela terá capacidade para receber até 11.744 espectadores. No jogo teste realizado pela Fifa em Natal, dia 3 de maio, a promessa era que o estádio seria entregue completo para o controle da entidade no dia 21 de maio.
Estrangeiros
Faltando 14 dias para o pontapé inicial para Copa 2014 e quinze dias para bola rolar na Arena das Dunas, a cidade já começa a receber estrangeiros especialmente interessados em acompanhar os confrontos das seleções de seus países. A secretária Estadual de Turismo já lançou uma campanha visando fazer o natalense receber bem os visitantes que estão chegando e ontem anunciou que sete mil japoneses compraram ingressos para assistir o confronto entre Japão x Grécia, na arena das Dunas.
A hospitalidade dos potiguares será a principal arma usada pelo setor turístico do RN para convencer esses novos visitantes a regressarem a Natal numa próxima oportunidade. A formação de um legado turístico entre o estado e o Japão foi tema de uma reunião ocorrida nesta ontem, entre a Associação Cultural Nipobrasileira do RN e o trade turístico, na sede da Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento, com presença da titular da pasta estadual de turismo, Gina Robinson, e da cônsul do Japão em Recife, Hitomi Sekiguchi.
A presidente da Associação Nipobrasileira, Ana Muller, informou que o conhecimento dos costumes nordestinos pelo japonês inexiste. Segundo ela, quando muito o japonês conhece, do Brasil, algo do Rio de Janeiro. "Então é importante essa recepção, esse conforto proporcionado a esse grande número de japoneses para que possam voltar e estabelecer essa ponte permanente. Natal já está sendo muito divulgada na imprensa japonesa como a Cidade do Sol. É um momento único que deve ser aproveitado", frisou Ana Muller.
Voluntárias da Associação Nipobrasileira expuseram costumes nipônicos, dicas gastronômicas e até gestos típicos de respeito e gentilezas, para proporcionar melhor conforto à recepção da comitiva nipônica, que inclui, além de jornalistas e turistas, a princesa da Casa Imperial. Curiosidades como o costume de jogar papel higiênico no sanitário, aparelhos eletrônicos plugados em tomadas de 100 voltz e desejo de conhecer a comida regional foram algumas das sugestões dadas a receptivos e hoteleiros presentes à reunião.
Com apoio do Governo do Estado, o Consulado do Japão terá uma base montada no Centro de Convenções de Natal. Cerca de 40 voluntários da Associação, com domínio fluente da língua japonesa, estarão disponíveis para recepcionar esses turistas e jornalistas em hotéis, viagens e outros pontos estratégicos de visitação e chegada. Também serão confeccionados 5 mil guias em japonês para distribuição nesses pontos. Apenas um dos receptivos presentes ao encontro informou que trará 800 japoneses a Natal, a maioria de casais de idade mais avançada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário