Centro vai gerenciar ações de saúde durante Mundial
Com plantões presenciais nos dias de jogos em Natal e do Brasil e de sobreaviso nos demais dias, o Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (Ciocs) que funcionará na capital potiguar pela primeira vez durante a Copa do Mundo 2014 vai reunir as principais ocorrências para organizar, gerenciar e agilizar o atendimento nos serviços da Saúde dentro do município de Natal.#SAIBAMAIS#A divisão integrada, reunindo Estado e Município, é vinculada a uma estrutura nacional. A coordenadora de Operações de Saúde para a Copa pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Narielly Galvão, explica que o Ciocs foi criado através da portaria 1.139/13 do Ministério da Saúde, tendo como alvo eventos de grande concentração de massa.
Em Natal, funcionará junto ao Centro Integrado de Controle e Comando Regional (CICCR) da Segurança Pública, na Escola de Governo, onde há imagens de monitoramento de toda a cidade, equipamentos de informática e telefonia. A Saúde terá uma bancada para seus servidores atuarem junto a equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
"Todos estarão reunidos no mesmo ambiente, cada um atuando na sua frente, mas de forma integrada. Se tivermos um problema de bloqueio de determinada avenida que não estava previsto e isso for no percurso de uma ambulância, a comunicação via rádio vai poder orientar e já sugerir alternativa", salientou Narielly Galvão. O Ciocs fornecerá informações detalhadas de ocorrências com "pacientes Copa" (trabalhadores, torcedores locais ou visitantes).
"Vamos identificar as necessidades de saúde com estatísticas reais dos hospitais, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dos postos médicos da Arena das Dunas e do Posto Médico Avançado (PMA) que será instalado na Fifa Fan Fest para acionar e manter contato com Samu ou o que for necessário de atuação e fiscalização daquela área", disse.
Além de 31 servidores no Ciocs, haverá ainda, segundo Carlos Magno Oliveira, diretor do Departamento de Vigilância e Saúde da SMS, outras 20 pessoas da Vigilância Sanitária atuando dentro da Arena e dez na área da Fifa Fan Fest, para fiscalização de alimentos e instalações sanitárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário