quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Alunos da rede municipal do “Mais Educação” participaram de viagem de estudos.



Terça – feira dia 28 de outubro , os estudantes e profissionais da Esc. Munic. Inácio Félix de Melo, foram à Mina Brejuí em Currais Novos, para conhecer a maior mina de Scheelita da América do Sul.

Foram turmas integradas do 5º e 6º ano, com o objetivo de conhecer a formação das rochas, a importância do solo e outros pontos curiosos além de alunos, algumas mães também acompanharam a viagem e todos ficaram encantados.

Os instrutores Adailton, Liliane Pinheiro, Patricia Morais, Josilene e Paula Monte estão de parabéns pela iniciativa.


A mina

A Mineração teve seu apogeu em plena Segunda Guerra Mundial, fornecendo toneladas de minério as indústrias do aço, chegando a empregar cerca de 1.500 funcionários. Dentre esses minérios estava em destaque a scheelita (minério tungstênio), componente importante na fabricação de armamentos, tornando o estado do Rio Grande do Norte maior produtor brasileiro desse minério.

A Mina Brejuí iniciou a exploração de suas atividades em 1943, data da descoberta do minério no município. Somente em 1954, a Mina Brejuí foi constituída empresa com o nome de Mineração Tomaz Salustino S/A, sendo concessionário o Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo.

A partir dos anos 80, do século XX, inicia-se o declínio da mineração em consequência da oscilação dos preços internacionais da Scheelita e da utilização de outros minérios para a fabricação de artefatos industriais e tecnológicos, levando a Mina Brejuí a reduzir suas atividades de extração mineral e buscar novas alternativas econômicas.

Atualmente, as minerações do município de Currais Novos estão voltando às suas atividades minerais paralisadas, parcialmente, desde o final da década de 90. Já são mais de 100 empregos gerados até o momento.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário