sábado, 21 de dezembro de 2013

Governo Federal realiza entrega de 204 máquinas à 145 prefeitos do Rio Grande do Norte na cidade de Currais Novos

O Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizou na manhã desta sexta-feira (20) em Currais Novos, a entrega de 204 equipamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) à 145 municípios potiguares. A solenidade contou com a participação do Ministro Garibaldi Filho, deputada federal Fátima Bezerra, prefeito anfitrião do evento, Vilton Cunha, do secretário nacional de reordenamento agrário, Adhemar Lopes, do delegado regional do MDA, Raimundo Costa Sobrinho, do presidente da FEMURN, Benes Leocádio, do secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca,  Eduardo Melo, da representante da EMATER, Maria José Carvalho, Francisco José da Silva, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN), Andreilson Oliveira, representando o reitor do IFRN Currais Novos, Rady Dias; Rodrigo Fernandes, secretário de assuntos fundiários do RN, e do vereador Odon Júnior, que representou o legislativo currais-novense e foi um dos articuladores para a realização do evento em Currais Novos.
Com a entrega das máquinas o MDA será doado 698 equipamentos para 163 municípios potiguares durante este ano. Ao final do programa o valor total do investimento do Governo Federal em máquinas para as prefeituras do Rio Grande do Norte vai superar os R$ 220 milhões. No estado, a ação vai beneficiar mais de 70 mil agricultores familiares e mais de 656 mil moradores da zona rural. Foram entregues nesta sexta-feira 113 pás-carregadeiras, 61 caminhões pipa e 30 caminhões-caçamba.
Em seu discurso de boas vindas aos colegas prefeitos, Vilton ressaltou a importância do evento para Estado e agradeceu ao Governo Federal pela parceria para o fortalecimento das ações na zona rural. “Os equipamentos serão importantes para a manutenção de estradas vicinais, construção de cacimbas e barreiros, além de contribuir com o abastecimento das moradias rurais”, disse Vilton, que também agradeceu o esforço do ministro Garibaldi e da Deputada Fátima Bezerra em prol dos municípios potiguares. 
O prefeito de Lajes e presidente da Federação dos Municípios do RN, Benes Leocádio, afirmou que os equipamentos são importantes para os municípios, mas que o Governo Federal precisa modificar o “bolo tributário” para que as gestões tenham mais recursos para o funcionamento destas máquinas e de tantas outras políticas públicas que chegam aos municípios. “Os parceiros mais importantes da presidenta Dilma são os prefeitos, por isso precisamos que o governo modifique a divisão dos tributos para o benefício de todos”, comentou. 
Grande defensora do Governo Federal no RN, a deputada Fátima Bezerra ressaltou as diversas conquistas do estado nos últimos dez anos, como na área da educação com a construção de vários campi do IFRN. "Quantos de vocês teriam condições de comprar equipamentos tão importantes como estes? O apoio do Governo Federal só vem contribuir com as ações que tragam benefícios para a população, principalmente da zona rural”, disse Fátima, que lembrou das soluções encontradas por Garibaldi, quando Governador, para o combate à estiagem no RN. “O ministro buscou soluções eficazes para combater à seca no RN, como o grande projeto das adutoras, e é por isso que ele é reconhecido como o governador ‘das águas’”, comentou. A deputada também falou sobre os investimentos de R$ 311 milhões do Governo Federal na construção da barragem de oititica, obra esperada há muitos anos pelos seridoenses. “Obra importante para a segurança hídrica da região”, finalizou.
O secretário nacional de reordenamento agrário, Adhemar Lopes, que representou o Ministro Pepe Vargas, disse que os brasileiros vivem em “um novo Brasil”  elencou inúmeras ações realizadas pelo governo federal nos últimos dez anos. “Temos um governo que consegue ver os desafios das regiões e busca as soluções para todos”, disse o secretário.
Representando a excelentíssima senhora presidenta Dilma Rousseff, o Ministro da Previdência, Garibaldi Filho, afirmou que o país vive um momento diferente. “Os prefeitos não precisam ir tanto à Brasília como antes, pois hoje o Governo Federal vai ao encontro de todos”, comentou. O ministro também falou sobre o momento difícil enfrentado pelos prefeitos devido à grave estiagem. “Com esta seca, a pior em várias décadas, vocês se tornaram grandes heróis”, disse. Garibaldi também agradeceu os elogios da Deputada Fátima, afirmando que o IFRN Currais Novos não estaria recebendo tantos prefeitos se não fosse o trabalho da deputada para a construção do instituto no município. 
Fonte: Blog do Tejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário