quinta-feira, 6 de junho de 2013

A Dra. Emanuelly Macedo e a TSB Marlúbia, dão exemplos do “Uso e benefícios do flúor”, e vem mostrando o trabalho nas escolas através do “Programa Saúde na Escola”.

Muita gente utiliza o flúor pois acredita que seu uso traz benefícios para os dentes. Por outro lado, essas mesmas pessoas se questionam o porquê de usar flúor, ou mesmo até que ponto o flúor pode vir a beneficiar os dentes.
O flúor é um mineral natural encontrado na natureza, que é utilizado para vários fins, inclusive seu uso na Odontologia como forma de se prevenir as cáries. Existem várias apresentações dos fluoretos, como verniz, gel, bochechos, dentrifícios fluoretados (creme dental) ou até mesmo ser adicionado à água de abastecimento público. Estudos relatam que o seu uso adicionado à água potável de abastecimento público ajuda a reduzir a incidência de cáries nos dentes, e que pessoas que fazem uso dessa água no decorrer de suas vidas apresentam um baixo índice de cárie.Nos EUA, onde a fluoretação das águas foi considerada uma das dez medidas de saúde pública mais importantes no século XX, duas em cada três pessoas consomem água fluoretada.
O flúor ajuda a prevenir as cáries de maneiras distintas, como ajudando a “endurecer” os dentes em desenvolvimento das crianças, os dentes que ainda não nasceram ou mesmo os dentes que já se formaram. Também atua nos processos chamados de desmineralização e remineralização, que ocorrem naturalmente na boca após a alimentação, onde a saliva libera ácidos que causam a desmineralização dos dentes. O processo de remineralização ocorre quando essa saliva apresenta menos acidez, onde há a reposição do cálcio e do fósforo que mantém os dentes resistentes, quando há a presença do flúor nesse último processo, os minerais depositados são mais duros do que seriam sem o flúor, ajudando a fortalecer os dentes e a prevenir a dissolução durante a próxima fase de desmineralização. 
Na ausência de água fluoretada, recomenda-se o uso regular de dentifrício fluoretado (creme dental) em conjunto com uma forma de uso tópico (bochecho, gel ou verniz). A opção pelo uso do método tópico em forma de gel fluoretado é mais eficiente com relação ao custo-benefício.
O trabalho nas escolas através do Programa Saúde na Escola vem se intensificando através dos anos, onde os alunos da escolinha CEMEI foram mais uma vez beneficiados pelo uso do flúor.
Foi feita uma ação em parceria com os professores e direção, onde realizou-se a escovação supervisionada em massa e aplicação tópica de flúor nos alunos com inspeção da dentista, com o intuito de prevenir a ocorrência da doença cárie nas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário