sábado, 28 de dezembro de 2013

CAOS: Seca compromete abastecimento dágua em Currais Novos e em muitas outras cidades



A escassez de chuvas preocupa o sertanejo e a população em geral, mas o tormento apenas começa com esse fato. É ainda mais difícil pensar que o pouco d’água que ainda temos está acabando, pois os reservatórios encontram-se no limite de tudo. E assim, o caos instala-se na região, onde nos deparamos com a ausência e comprometimento da principal fonte de vida, a água.


Com apenas 19% de sua capacidade total, o reservatório Marechal Dutra, mais conhecido como Açude Gargalheiras, já se encontra em sinal de alerta para o abastecimento nas cidades de Acari e Currais Novos.

A preocupação agora é com relação à suspensão integral no fornecimento d’água, e para que a situação não fique ainda pior, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte alerta a população para o uso racional deste recurso natural. Economizar água na hora de tomar banho, escovar os dentes, cozinhar, e evitar lavar calçadas, por exemplo, são ações simples no dia-a-dia, mas que fazem toda a diferença se tomadas atitudes mais conscientes e sensatas. Pense não só em você, mas nos seus filhos, familiares, amigos e tantas outras pessoas que precisam do líquido precioso.

Desde o surgimento da vida na Terra, a água é o elemento mais importante para a sobrevivência de todos os seres vivos, visto que sem ela, o planeta seria desabitado. Mesmo assim, a humanidade tem desperdiçado este recurso. Dados da ONU de 2006 revelam que até 2050 mais de 45% da população mundial não terá acesso à água potável, ou talvez bem antes, se o caos, observado hoje, se prolongar.

Outro ponto preocupante é a falta de chuvas, como dito no início, pois o clima quente da região, especialmente no sertão potiguar, contribui para que o manancial seque cada vez mais rápido, a exemplo do que aconteceu com os Açudes Dourado e o Totoró de Baixo, este último popularmente chamado de Açude do Governo. Fonte: Blog de  Jean Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário